quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

REVOLTA!!!

Estou revoltado com o povo juvenil português. Embora eu seja francês (ou avec como alguns gostam de me nomear), gosto e acho que a nossa lingua portuguesa é maravilhosa. Os nossos antepassados criaram músicas e poemas geniais com a linguagem lusa. O que me revolta é o facto dos jovens de hoje “adorarem” o inglês a tal ponto que amam músicas criadas por tugas mas que são cantadas em inglês, só que a letra não tem nada de especial.

Um exemplo, uma música que ganhou (não sei por alma de quem) fama com os Moranguinhos (aquela saga juvenil que só mudam os intérpretes mas a acção resume-se a um disco riscado...os temas são sempre iguais:1 casal que não pode ser feliz,...) mas que não tem qualidade nenhuma:

“hello, my name is Joe
I live next door
Hello, do you remember me

Hello, my name is Joe
I live next door
Hello, I’m your neighbour…”

Agora a tradução em português:

“ Olá, meu nome é João
moro na porta ao lado
Olá, lembras te de mim

Olá, meu nome é João
Moro na porta ao lado
Olá, sou teu vizinho...”

Se um gajo fosse cantar em tuga era corrido à pedrado...coitadinho... mas como é em inglês, é maravilhoso e tá na moda em todas as estações de rádio e discotecas de norte a sul do país.
Músicos como o Tio Quim (Barreiros), André Sardet, Sergio Godinho, e outros já passaram a história... O Tony Carreira, um gajo que admiro, que canta em tuga, que tem letras românticas é um bimbo...a nossa juventude está perdida!!!

Viv’á lingua portuguesa e, nós “cotas”, temos que mostrar aos “putos” o que são músicos a sério!!!

1 comentário:

Pedro dos Santos disse...

Michel, michel...
amigo do meu coração...
eu bem digo ke tu andas cheio de traumas...
agora até embirras com a música...
beijinhos